Arquivos

Você também consegue isso?

Hoje, finalmente, estamos fazendo nosso dia do pijama.
Depois de ter saído bastante e corrido pelas últimas duas ou três semanas, estamos em casa literalmente de pijama. Se fosse pela Evelyn, todo sábado seria dia do pijama, mas até os nossos fins de semana têm sido super corridos. Sempre é uma guerra conseguir fazê-la se vestir quando temos que sair num sábado porque na cabeça dela é o dia de ficar em casa e descansar (ou brincar). Ela leva a sério o “guardar o sábado”. E acho que eu deveria fazer isso também, até porque a Bíblia comanda que a gente descanse.
Mas é claro que, pra mim, ficar de pijama não significa que eu vou descansar. Significa que eu varri o chão de pijama, servi o café da manhã de pijama, o mesmo com o almoço, e agora vou assistir um treinamento online sem trocar de roupa, e todas as outras tarefas que eu tenho que fazer no dia serão feitas sem roupa de sair.
Não tem muito descanso nessa…
E isso me fez pensar numa conversa que aconteceu ontem. O Esdras estava conversando com um amigo nosso na igreja:

“Ah, então você foi nadar no mar da Noruega” nosso amigo disse.
“É, mano. E a água lá era mais quente do que aqui na Irlanda” o Esdras respondeu.
“É? Legal!”
“Foi muito bom.”
“Então foram todos vocês?” ele disse, virando pra mim também.
“Não, eu fui pela empresa. Fui trabalhar.” disse o Esdras.
“Trabalho, tá bom” ele riu.
“Foi sim! Mas, você sabe, cinco da tarde o escritório fecha, então o trabalho acabou e eu vou aproveitar o tempo sozinho.”
“Ah, claro.” e virando novamente pra mim “Você também consegue isso?” ele riu. Nós todos rimos. “Tipo, dizer pras crianças ‘ei, são cinco da tarde, então a mamãe agora vai tirar um tempinho pra ela’.” Nós rimos de novo.

Você riu também? É provavelmente porque você sabe o quanto isso é impossível pra quem tem uma criança de quase 6 anos, uma de 4, e uma de quase 2. Ou mesmo pra quem tem um filho só.

Antes que eu comece a receber uma inundação de comentários de como é injusto, que meu marido DEVERIA ajudar porque as crianças são deles também, eu vou deixar algo bem claro. Mesmo antes de ter filhos eu DECIDI ficar em casa com as crianças pelos primeiros anos deles. E, sinceramente, não é nem economicamente viável voltar a trabalhar antes de eles fazerem 3 anos na Irlanda (a não ser que o emprego seja MUITO bom!) porque não existe essa de creche pública, e as creches são caras. Eu trabalharia praticamente pra pagar a creche (especialmente com 3). Sem contar que o Esdras, quando está em casa não é do tipo de marido que “ajuda em casa e com as crianças”, ele FAZ as coisas: cozinha, arruma, dá banho nas meninas e coloca pra dormir. Ele é muito presente como pai e marido. Isso não é, de forma alguma, uma reclamação contra ele.

Nós rimos porque essa é a realidade de qualquer mãe com filhos pequenos (especialmente sem nenhum parente por perto, quer ela trabalhe fora ou não). Essa coisa de “fechar o trabalho no escritório” não acontece.
Deus comandou ao seu povo, Israel, que eles tivessem um dia de descanso. Eles deveriam trabalhar por seis dias, e descansar no sétimo. As mulheres nem cozinhavam nesse dia, elas tinham que cozinhar em dobro no dia anterior. E por um tempo foi isso que eu fiz também; um ou dois dias na semana eu não precisava cozinhar (mas tinha que esquentar a comida do dia anterior). Mas mesmo assim, essa era a única tarefa que eu podia tirar da minha lista. Ser mãe envolve tantas outras coisas que eu não vejo como as mulheres conseguiriam obedecer isso à risca. Até porque, poder não fazer nada em um dia, exige uma certa preparação e provavelmente um grau de organização que eu não terei nunca na minha vida toda…

Então, você vê, até pra uma mãe tentar ter um “dia de descanso” (sem lavar roupa, cozinhar, levar na escola e outras aulas, sem limpar nariz e bumbum de ninguém) ela tem que trabalhar antes, planejar e preparar. E mesmo assim ela não pode “trancar o trabalho no escritório” porque o trabalho a segue até no banheiro!

Eu aproveitei bastante uma viagem que eu fiz sozinha em junho, mas não dá pra fazer uma dessas toda semana. Eu ainda estou pesquisando formas de conseguir ter um dia realmente de descanso toda semana. Eu preciso.
Acho que todo ser humano precisa. Deus sabia que nós precisaríamos descansar, eu tenho certeza que Ele vai me mostrar uma forma de obedecer ao mandamento também.

Leave a Reply