Arquivos

Dia de São Patrício / St. Patrick’s Day

Dia 17 de Março é comemorado, aqui na Irlanda e em diversos lugares por onde as pessoas “curtem” a cultura irlandesa, o dia de São Patrício (também conhecido como Saint Patrick). Aqui já vemos há alguma semanas as lojas cheias de bandeiras da Irlanda, Leprechauns (os famosos duendes ruivos de chapéus verdes) e Shamrocks (os trevos). Se você joga jogos online como FarmVille (do Facebook) você deve ter percebido que esse dia está chegando quando tudo está em tons mais verdes e eles começaram a oferecer “Shamrock Seeds” e peças de ouro para colecionar (é, diz a LENDA que quem consegue a façanha de caçar um leprechaun tem direito a ficar com o pote de ouro que ele guarda).

A verdade é que assim como o Natal e a Páscoa, o Dia de St. Patrick foi esvaziado do seu sentido original. Muitas pessoas (também fora da Irlanda) aproveitam o dia – feriado nacional – para usar chapéus engraçados, tocar música tradicional irlandesa e encher a cara de cerveja. Essas mesmas pessoas já se esqueceram (se é que algum dia souberam) quem foi St. Patrick e o que ele fez pela Irlanda para merecer que se comemorasse o “seu” dia.

Patrick era um cristão verdadeiro. E digo isso porque ele levou a sério a ordem que Jesus deu de pregar a Sua mensagem  a todas as pessoas. Ele não era Irlandês e a primeira vez que esteve na Irlanda foi como escravo. Quando conseguiu se libertar (fugir, na verdade), decidiu voltar e falar do amor de Deus para esse povo que depois veio a chamar “meu povo”.

Para explicar aos celtas sobre a Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo) – o que cá pra nós é um conceito difícil de se explicar – ele utilizou o trevo, que era algo muito comum por estas terras e que fazia parte do cotidiano do povo. Ao contrário do que muitas pessoas  pensam, o trevo não era de QUATRO folhas, que dá sorte como todos falam (aliás esse é bem raro por aqui também), mas o verdadeiro Shamrock tem TRÊS folhas. Na explicação ele dizia que cada “folha” do trevo era uma expressão desse Deus triuno, todas iguais em poder e majestade, todas essenciais, porém nenhuma mais importante que a outra. Assim como não há Shamrock com 1 ou 2 folhas, não haveria Deus só Pai, ou só filho, ou só Espírito Santo, ou só 2 ao mesmo tempo. O verdadeiro Deus tem as 3 expressões, e é um só Deus, assim como o Shamrock tem três folhas e sem elas não tem a “identidade” de Shamrock.

A maior parte dos escritos de St. Patrick estão preservados, e falam muito a respeito de quem ele servia, e em que ele acreditava. A razão pela qual eu estou compartilhando isso no blogue é que dia 17 de Março é nesta próxima quarta-feira. Aqui na cidade em que estamos haverá um projeto evangelístico envolvendo não só a igreja em que estamos mas as outras igrejas locais. O objetivo deste projeto é relembrar (ou informar, caso nunca tenham ouvido falar) o porquê da comemoração do dia de St. Patrick, e qual foi a mensagem tão importante que ele trouxe para a Irlanda. Teremos oportunidade de conversar diretamente com muitas pessoas, pois há um desfile na cidade do qual o BigRedBus (o ônibus com o qual trabalhamos  que faz eventos evangelísticos) e nós participaremos.

Por favor orem:

  • Para que as igrejas e pessoas envolvidas estejam em unidadefocadas no Reino, não em placas ou em si próprios;
  • Pela manutenção de toda a parte técnica e logística envolvida (ônibus, carros, alimentação da equipe que vem de fora);
  • Para que o Senhor vá à nossa frente preparando o coração das pessoas com quem teremos contato;
  • Para que o Senhor nos dê sabedoria e sensibilidade cultural na hora de conversar com as pessoas.

Fecho a postagem com uma das orações mais famosas de St. Patrick (seguida da tradução).

“Christ shield me this day: Christ with me, Christ before me, Christ behind me, Christ in me, Christ beneath me, Christ above me, Christ on my right, Christ on my left, Christ when I lie down, Christ when I arise, Christ in the heart of every person who thinks of me, Christ in the eye that sees me, Christ in the ear that hears me.”

“Cristo proteja-me neste dia: Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim, Cristo em mim, Cristo embaixo de mim, Cristo em cima de mim, Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda, Cristo quando eu me deito, Cristo quando me levanto, Cristo no olho que me vê, Cristo no ouvido que me ouve.” (tradução livre by Mariana, e eu acrescento “Cristo em cada um que ler esta postagem”)

1 comment to Dia de São Patrício / St. Patrick’s Day

Leave a Reply