Arquivos

Mariana e o Despertar da Força

Eu acredito na Bíblia como a fonte primária de ensino sobre Deus e sobre tudo o que Ele criou. Mas assim como Jesus ensinava os seus discípulos utilizando coisas que estavam ali diante dos seus olhos, eu creio que Ele continua fazendo isso. Afinal, o Jesus que andou sobre esta terra, ensinando Pedro, Tiago, João e os outros discípulos, é o mesmo que ainda vive, e nos ensina coisas através do Espírito Santo.

Quinta-feira passada eu e o Esdras assistimos StarWars – O Despertar da Força. (Não, não tem spoilers aqui!)

Antes de começar, quero deixar 2 coisas claras: eu não sou fanática por StarWars, não li tudo sobre o George Lucas e a sua obra, nem assisti tudo o que ele fez; o que eu estou escrevendo não é a “verdade absoluta”, são as minhas impressões, e o que eu tenho refletido a respeito (você pode descordar, claro!)

Pra quem gosta de ação, aventura, efeitos especiais, O Despertar da Força é um prato cheio. Mesmo se você não assistiu os filmes anteriores, este filme é MUITO BOM! Mas pelas referências ao que aconteceu (ou não) com Luke Skywalker, Han Solo, Leia Organa etc, você pode cair na tentação (como eu) de querer saber mais e mais sobre isso. Nada de errado nisso. Conheço muitos fãs de autores, diretores ou mesmo só das séries que sabem tudo e não perdem o foco.

Eu perco o foco facilmente, tenho a tendência a cair na idolatria. E nos últimos dias eu tenho gastado muito do meu tempo vendo coisas sobre StarWars, entrevistas, os filmes antigos, lendo coisas sobre os atores etc. Eu não lembrava da história toda dos filmes antigos (eu nasci depois de 1977, ano em que o primeiro StarWars foi lançado), então assisti para ver o que eu perdi da história do Skywalker. E vou te contar, estou planejando assistir os outros 3 mais recentes pra lembrar (porque eu já assisti, mas a minha memória não é mais a mesma depois de ter filhos).

Mas antes de perder o foco, e pensar em “buscar nos meus sentimentos”, eu orei e pedi que Deus me ensinasse algo com isso. Como Ele usava peixes, redes e sementes para ensinar os seus discípulos e as multidões que o seguiam sobre o Reino de Deus, pedi que Ele usasse o Império, os Jedis, a Força e até a Primeira Ordem para me ensinar sobre o Reino de Deus.

Olha, você provavelmente não vai me ouvir dizer “Deus falou isso”, porque eu levo muito a sério usar o nome dEle, e é muita responsabilidade falar que Ele disse alguma coisa. Enquanto Luke (nos filmes antigos), Rey, Fin e Kylo Ren (em O Despertar da Força) aprendem sobre a Força e como usá-la, eu aprendo mais sobre buscar o meu Deus e estar em sintonia com o Espírito Santo. Então o que eu escrevo aqui não é a verdade absoluta, mas a minha impressão do que tenho aprendido. Se você não é cristão, talvez isso não vai fazer diferença na sua vida, mas se você é, talvez a minha experiência pode servir de aprendizado pra você também. Quando estamos firmados na Verdade da Palavra de Deus, não precisamos ter medo da Força :)

Todo mundo tem um senso de propósito tão forte nessa saga (até os droids)! Acho que é isso o que tem me prendido tanto (e as relações familiares também). Até alguns que parecem ter perdido o objetivo de viver, encontram o seu lugar. E eu por um tempo fiquei meio sem entender qual era o propósito de estar aqui. Skywalker e companhia viajando mundos e salvando o universo, e eu aqui dobrando roupa das crianças e salvando o jantar. Mas o que eu faço aqui em casa, cuidando da minha família tem tanto impacto eterno quanto destruir a “Estrela da morte”.

Luke Skywalker não tinha muita paciência quando foi encontrar o mestre Yoda e receber o treinamento para se tornar Jedi. E ele colocava as suas decisões e sentimentos acima de outras coisas. Não sei se ele aprendeu, nessa nova trilogia, mas eu ainda estou repetindo essa lição, todos os dias…

Obi Wan Kenobi se sentiu um fracasso por não ter conseguido treinar Anakin a ponto de ele não ceder ao lado negro, mas ele foi personagem chave para despertar a força em Luke e treiná-lo. Acho que eu tenho que guardar isso no meu coração, caso as minhas filhas cresçam e decidam não servir a Deus…

Existe uma diferença exorbitante entre o domínio próprio de Darth Vader e de Kylo Ren. Quando o seu plano falha, Vader simplesmente vira as costas e se retira. Acho que eu ainda estou mais pra Kylo Ren nesse sentido…

Interessante como os Jedis fecham os olhos e concentram na Força no meio das situações mais perigosas/cruciais! Isso me fez lembrar de Neemias, orando enquanto ia falar com o rei da Pérsia. Preciso usar mais desse recurso de parar no meio do caos e concentrar em Deus pra tomar a decisão certa, ou falar a coisa certa (no tom certo).

Deus não é a Força. Deus não tem um lado escuro e um lado da luz. Deus é Luz. A Bíblia diz que Jesus é a luz do mundo, e Ele é o único caminho para Deus. O caminho da escuridão é um caminho SEM Deus. Aquilo que foi criado não será mais poderoso do que o Criador!

O poder corrompe. Isso não é novidade. Anakin Skywalker tinha todo o potencial para ser um Jedi e foi corrompido pelo lado negro da Força. Nas igrejas, hoje em dia, muitas pessoas chegam pensando em servir Jesus mas são corrompidas pelo poder de influência sobre outros, pelo cargo que ocupam, ou até mesmo pelo dinheiro. É por isso que sempre devemos ter a Palavra como espelho de nós mesmos, será que o que eu estou vivendo está de acordo com o que está escrito? Ou será que eu estou buscando aventura e poder como o Anakin?

E tem uma frase que não me sai da cabeça: é o Luke dizendo “ainda existe o bem em você”, falando para o Vader. O próprio Vader falou pra ele que era “muito tarde” para sair do lado negro da força. Mas o Luke acreditou (e tentou) até o final, provando que era possível até pro Darth Vader voltar para o lado da Luz. Conheço muitas pessoas que acham que é tarde demais pra voltar pra Deus, mas enquanto se está vivo ainda há tempo, e Deus sempre dá oportunidade!

Tem muito mais coisas passando pela minha cabeça, mas não posso comentar ainda porque não quero entrar no campo dos spoilers do filme novo. Talvez eu volte a falar disso daqui a alguns meses, depois que todo mundo conseguir assistir #ODespertarDaForça :)

Feliz Natal! O motivo de comemorarmos é que o nosso Deus, o Deus da Bíblia, amou tanto todo o mundo que Ele mandou o seu filho Jesus nascer como homem, viver sem pecado e morrer pelos nossos na cruz. Essa é a Salvação, o melhor presente que Deus poderia nos dar.

Leave a Reply