Arquivos

Caça à Aurora com as crianças

Faz 6 noites que chegamos na Islândia.

Os meses de outubro e novembro parecem ser um pouco parados em relação a atividades por aqui. Muitas exibições, parques, fazendas e outras atividades a céu aberto funcionam somente na temporada de verão (que termina em 30 de setembro). Então aconteceu de chegarmos em lugares e dar de cara na porta. O tempo também não tem colaborado muito para atividades externas, como caminhadas. Nós viemos preparados para o frio, roupas adequadas e tals, mas está ventando demais! A média tem sido de 30-40 km/h.

Mas mesmo assim conseguimos fazer coisas legais. Outro dia fomos ao zoológico, ontem fomos ao Viking World (Mundo Viking), um museu que conta um pouco sobre a colonização da Islândia (que comecou em 874 D.C.) e tem uma réplica de um navio viking. Essa réplica é um navio real, feito com base em um navio que foi achado em escavações, e navegou da Islândia até Nova Iorque! As meninas se divertiram com os chapéus, vendo os barcos menores e aprendendo sobre os deuses em que eles acreditavam.

Hoje o plano era ficar mais em casa porque o Esdras está resfriado. Mas o sol estava tão lindo que resolvemos dirigir aqui pela peninsula de Reykjanesbaer e procurar um lago que não achamos da outra vez. O sol estava lindo, mas o vento estava (e continua) fortíssimo. Esse lago se chama Kleifarvatn, e fica no meio das montanhas. A paisagem para chegar até lá é de tirar o fôlego (e parte da estrada também!). E para quem não sabia, a Islândia (nome que no original significa Terra do Gelo) não é só gelo, é verde também! Aliás, nesta região (Sudoeste) da ilha é bem mais verde do que gelado!

Mas como estamos mais ao norte, a viagem não poderia deixar de envolver a Aurora Boreal. Ou pelo menos planos de vê-la. Como eu já disse estamos aqui faz 6 noites e até agora não conseguimos ver a Aurora. Para conseguirmos ver a Aurora são necessárias 3 coisas: céu aberto à noite (sem núvens), atividade da aurora alta (texto em inglês sobre índice de atividade aqui) e paciência. Quando o Esdras viaja sozinho para caçar Aurora, ele pode passar a noite inteira acordado e dormir quando quiser/puder de dia. Desta vez estamos com as crianças, ou seja, nada de dormir durante o dia!

Alguns dias tivemos céu aberto, mas a atividade da Aurora estava baixa. Outros dias estava totalmente encoberto. Hoje calhou de termos céu aberto e previsão de atividade boa da Aurora. Então demos janta pras crianças, colocamos pijama nelas, roupa de neve por cima do pijama, e colocamos todo mundo no carro. Eram cerca de 8 da noite quando saímos pra dirigir. O Esdras tira fotos da Aurora, então precisamos de um lugar sem muita luz artificial, senão compromete a qualidade das fotos. Dirigimos, esperamos, dirigimos, esperamos… As crianças dormiram no carro… e nada da dona Aurora aparecer. Quando deu umas 10 da noite, resolvemos voltar pra casa. Aí começou a ventar muito (50km/h) e chover. O tempo fechou completamente.

Resumo da ópera: colocamos as crianças na cama, e ainda estou aqui na esperança de que entre uma chuva e outra eu consiga ver alguma coisa. Quem sabe Deus não tira as tintas coloridas e pinta o céu pra gente ver? :)

Leave a Reply